Pesquise

21 de março de 2014

Como Escolher o Leitor Argox

O leitor de código de barras é um produto barato e versátil, podendo ser utilizado em praticamente qualquer aplicação que envolva um código de barras, como cadastro de produtos, pagamento de contas, expedição de produtos dentre outras várias aplicações.

Cada modelo de leitor possui características singulares que, por conseguinte, exigem uma escolha cuidadosa para a sua aplicação. Uma escolha bem feita lhe assegura economia de tempo e dinheiro.

Confira alguns passos importantes que não vão te deixar na mão na hora de comprar um leitor de códigos de barras

Dicas na Escolha do Leitor de Código de Barras
1º Passo: É preciso definir quais códigos serão lidos (códigos de barras tradicionais ou 2D), quais as simbologias utilizadas, a quantidade de caracteres e o tamanho das barras ou largura dos códigos. Por exemplo abaixo temos um código simples e um código 2D.
2º Passo: Definir a forma de leitura, por exemplo: leitor de código de barras manual ou leitor de código de barras fixo.
Leitor Manual: Que fica diretamente na mão do operador ou ainda, pode ser configurado para operar no suporte próprio, conhecido como "hands free". Para este leitor temos como exemplo o Leitor Argox AS-8310 Ultra Long Range abaixo;

Leitor Fixo: É o leitor que opera fixo em uma base. Este tipo de leitor não possui gatilho ou botão para que o operador dispare a leitura do mesmo. Os leitores fixos são muito utilizados em check outs de mercados, farmácias, ou ainda em linhas de produção. Outra característica destes leitores é que a leitura é automática, ou seja, o operador precisa simplesmente apresentar o código de barras na frente do leitor. Um exemplo é o Leitor LS7708 da Motorola.

3º Passo: Identificar o tipo de tecnologia de leitura: CCD, Linear Imager, Laser, CMOS ou Omnidirecional. Veja as diferenças dos 3 principais tipos de leitura:
Tecnologia CCD: Os leitores CCD, possuem baixo custo e operam a uma distância bem próxima do código de barras utilizando a luz ambiente refletida para fazer a leitura. 

Tecnologia Linear Imager: São leitores que operam a uma distância um pouco maior do código de barras em relação ao CCD, ou seja, não precisa estar em contato com o código. Este tipo de leitor pode concorrer diretamente com leitores de tecnologia laser, pois conseguem fazer leituras a distâncias parecidas.

Tecnologia Laser: Esse tipo de tecnologia é a mais utilizada e permite que a leitura seja mais rápida mesmo em ambientes com bastante luminosidade. 

4º Passo: Identificar qual a interface do leitor: USB, Teclado ou Serial. 

5º Passo: Para finalizar, é preciso definir o modo de comunicação do leitor com o sistema. Se será via Bluetooth, Batch ou Wi-Fi.


Itens Presentes Neste Artigo
Acesse os links abaixo para checar os itens citados neste artigo em nossa loja online:

Nenhum comentário:

Postar um comentário